segunda-feira, 26 de julho de 2010

ESPECIAL : Mc RALPH - ENTREVISTA + PODCAST TAMUJUNTU 7 - TAMBOROOTS



















Jornalista, pesquisador musical, compositor e improvisador.
Trabalha a três anos na rádio 107,7 FM; a única rádio educativa do Vale do Paraíba.
É MC desde 1999, e já lançou dois álbuns (“Gírias nacionais” e “No fundo do baú”).
É conhecido pela arte do Freestyle (repente do rap) e é campeão da batalha de MCs do Hutuz. Com isso, passou a se apresentar com maior freqüência no estado do Rio de Janeiro e na capital paulista. Militante do movimento Hip Hop no Vale do Paraíba há quase dez anos busca preservar esta cultura, quebrando preconceitos e mostrando um trabalho artístico de qualidade e inovador.

Neste especial para o Blog Tamujuntu , ele responde algumas perguntas e nelas fala do seu processo de trabalho musical , na atual cena do HipHop , vida pessoal e projetos futuros .
Aproveitamos também para que ele selecionasse o Podcast deste mês do Blog , pedido feito , pedido atendido , Ralph selecionou os sons que ele curte e que são referências em seu perfil musical .
Assim caminhamos e espero que curtam , esta é a cara do Blog onde os
fortes fazem a UNIÃO ... TAMUJUNTU















1. Como acontece o encontro entre o Ralph formado em jornalismo e o Ralph improvisador ?


É um só na verdade o jornalismo serviu mais como conhecimento pra mim não como profissão , é mais o lance da comunicação , de saber se expressar e isso ta totalmente ligado com o improviso com a arte de fazer as rimas ali na hora , mas buscando passar alguma mensagem boa , não só fazer rimas a toa .



2. Suas letras e sua forma de cantar , tem sempre citações aos elementos do Reggae e da Jamaica , são suas influências mais fortes ?


Não sei se é a mais forte porque o brasileiro é uma mistura muito louca .Tem muita influência no subconsciente que as vezes agente nem percebe , mas o rap ta muito ligado a Jamaica e no meu trampo isso é bem claro . Gosto da pegada do reggae sim . fico a vontade rimando nos instrumentais jamaicanos , a parada do tambor é muito forte no reggae gosto disso tambem.






















3. Como é fazer rap e morar no Vale do Paraíba , que fica no meio termo entre o RJ e SP , como é a cena ?


Ah é minha vida né . a cena melhorou muito de uns 3 anos pra cá , o publico tá mais consciente sabendo mais o que é de verdade e o que é moda , isso ajuda os verdadeiros e tem bastante gente de fora "do rap" colando nos shows.

E estar no meio de RJ e SP é muito positivo pra mim , tenho amigos nos dois estados , ouço muito música dos dois estados e acho que isso traz um equilíbrio legal pro meu rap.

4. O resultado final de '' Dâ me licença '' foi o esperado ?

Graças a Deus foi até melhor que o esperado principalmente agora nos shows as músicas do disco estão mais maduras e ao vivo a gente está trabalhando com dois músicos além do dj e tá dando uma cara nova pra todos os sons e eu modéstia a parte gosto muito das musicas do disco não enjoei delas consigo cantar no show com a mesma vibe que eu cantava quando elas surgiram.

5. E o próximo álbum ?

O próximo àlbum possivelmente vai ser a mix tape "Os Afro-raps" - músicas mais diretamente ligadas com a musicalidade e espiritualidade afro-índigena , mas antes disso devo lançar um single com um som novo até outubro no máximo .


6. Recentemente um jornal de SP fez uma matéria dizendo que o rap está em
crise , na matéria também citou que em São Paulo hoje o que predomina na Periferia é o funk carioca , pobre em letras com conteúdo , mas que atraem os jovens facilmente , qual sua opnião sobre o estado atual do hiphop em geral no Brasil hoje ?


Acho que a cultura de massa infelizmente sempre vai tomar conta de grande parte do publico , porque é um bombardeio constante principalmente em cima da mente da molecada mais nova , mas quem realmente se interessa por cultura e música boa sabe que tem muita coisa boa acontecendo no hip hop e no rap brasileiro a musicalidade está maior , os mcs estão mais cascudos e sabendo onde pisam .
Acho que a grande mídia sempre quer palpitar nos movimentos sócio-culturais , mas não adianta olhar de fora tem que viver realmente , só quem vive 24 horas por dia essa realidade sabe o valor das conquistas .


7. Você acha que o episódio de 2007 com os Racionais Mcs na Praça da Sé , e o fim do Indie HipHop por vandalismo dos mesmo que curtem o rap , contribui para o atual estado ?

Acho que a gente tem que dar valor para o que a gente conquista , tem que respeitar a conquista de quem chegou antes que a gente , não pode tratar o rap com molecagem porque é uma parada muito séria , quem curte rap tem que amar o rap tratar com carinho os lugares que dão espaço para o rap porque se não depois vai reclamar que não tem espaço .

8. Alguns artistas hoje se organizam não só com a divulgação de suas músicas , cds e clipes , mas estão inovando e tentando ganhar dinheiro de outros modos legais também como a Um só caminho que criou a grife MURO , em SP tem várias também como 1daFundão e outras , é uma saída válida também ?

Porra com certeza !

Temos que nos organizar , trabalhar com quem a gente acredita incentivar quem corre junto. Se vou usar uma roupa e tem um parceiro que tem uma marca então vou usar a roupa dele porque vou usar roupa de uma marca que eu nem sei se o dono da parada merece que eu use? tem que está junto com quem está junto . Aqui também temos nossa parada a "A.R.M.A.D.U.R.A." que faz as camisetas , a tendência da árvore é crescer e dar fruto tem que plantar boas sementes .
















9. O Ralph é um pai coruja ?





















Sou um pai novo o Joaquim tem 4 meses , estou meio babão ainda é uma expressão de amor que eu não conhecia só da pra sentir isso quando você vira pai. Agradeço a Deus pela minha vida e pela vida da minha família e quero construir um lugar melhor para o meu filho crescer e poder fazer a diferença também ele é muito firmeza! já esta quase falando . ( risos )


10. Como foi o processo de gravação do Clipe Sintonia , ótimo por sinal ? de quem foi a idéia e a direção ?


Primeiramente agradeço pelo "ótimo" !!! Graças à Deus está tendo uma repercussão muito boa o video este mês deve estrear na MTV e em outros lugares tambem .
A direção foi do André Pires e do Felipe Balisa e a maioria das idéias foram minhas , eu queria mostrar essa cara diferente do meu rap , um rap interiorano , um pouco menos urbano com influências de maracatu , capoeira , mais sem perder a essência do graffiti , dos toca discos , do skate .

Acho que o vídeo conseguiu expressar bem o que a música vem passar , a idéia de estar na sintonia com as coisas boas , com as pessoas verdadeiras e esquecer do mercado aproveitador que olha o rap como produto .

11. Deixe um recado para a galera que acompanha o Blog


Sejam sinceros com vocês mesmos , tenham fé em dias melhores e muito obrigado a todos que acompanham meu trabalho e de uma maneira ou outra ajudam a eu seguir nesta caminhada dentro desta cultura tão rica que é a cultura Hip Hop.

Deus abençoe e traga sempre bons pensamentos e sentimentos . . . JAH GUIA


My Space

Dá me licença Blog

Assista ao clipe '' Sintonia ''


Adquira as camisas da A.R.M.A.D.U.R.A - através do : giriasnacionais@hotmail.com



PODCAST TAMUJUNTU 7 - TAMBOROOTS



01. Preto Velho - Secos e molhados
02. Cabocla Jurema - Maria Bethânia
03. Canto de Xangô -
Vinicius de Moraes & Baden Powell
04. Respeito é pra quem tem -
Sabotage
05. Assim caminha a humanidade - Thaide & DJ Hum ( Ft. RZO , Sombra e Xis )
06. Musa - Aori
07. The Tournament -
Mos Def
08. As we enter - Nas & Damian Marley
09. Sun is shining -
Bob Marley & The Wailers
10. Big fight -
Prince Far I
11. Reggae de Terreiro -
Ponto de Equilíbrio ( Ft. Jorge Du Peixe )
12. Armagedon -
Estrela de Davi ( Ft . Mc Ralph )
13. Ruge Leão - Mc Ralph ( Ft. Rael da Rima & Mr Jordan )
14. Lembranças -
Pentágono
15. Água Viva - Pedro Santos


Clique aqui ... Jah Guia

Nenhum comentário:

Postar um comentário