quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CELEBRA ...

Hoje é um dia dos mais especiais , hoje o
HIPHOP CELEBRA 35 ANOS de existência , resistência e luta .
Fiquei alguns dias sem net , por problemas com o servidor ( aqui a net é miau tb ) , meu PC ( que não é dos melhores ) e tal , tive bastante tempo para pensar nesse post , e ficava pensando se os problemas não fossem resolvidos como faria para participar de alguma forma deste dia tão importante para o Universo HIPHOP .
Nesses dias todos além de pensar nisso e tentar buscar infos sobre a data , ouvi como sempre de costume muito Rap : Jay Z o disco novo tá noooorótico , Mr. J Medeiros , BigPooh ,Mosdef , Emicida , Flora Matos , Kamau e tantos outros que sempre carrego no ouvido indo pro trampo via MP3 .




Porra o HIPHOP tá aí à 35 anos ... caralho são 35 anos maluco , fico bobo .
Como é que uma música que fala na maioria das vezes só de problemas , frustações , diferenças socias , conseguiu sobreviver a todo este tempo ?
Pois é o HIPHOP é uma cultura de luta e resistência : luta diariamente contra tudo aquilo que fala e prega , e resiste a todos aqueles que já torceram o nariz contra .
Hoje tem um reconhecimento de midia enorme por causa dos gringos , por aqui a coisa é diferente , temos grandes artistas que já foram grandes nas suas verdades e ainda tem um reconhecimento enorme e temos artistas com verdades enormes e sem reconhecimento mínimo.



Comecei a ouvir rap acho que como todo cara que tem a minha idade ,e que mora na baixada , por volta mais ou menos de 97 / 98 ... Os Racionais Mc´s faziam mó sucesso com o disco Sobrevivendo no Inferno , comprei um no camelô e ouvia quando minha mãe ia trabalhar , a identificação com as batidas , as rimas , a letra foi grande .
E logo veio o interesse por conhecer outros artistas do gênero , aí foi uma avalanche : Mv Bill , Jigaboo , Ndee , 509 E , MD2 quando tirou onda no primeiro solo .
Dos gringos já tinha uma certa implicancia , primeiro por que não sabia nada do que eles estavam falando , e quando falavam mostravam em seus videoclipes uma realidade bem diferente ao nosso dia a dia .



Essa implicancia era só por que eu só tinha acesso ao Rap gringo que estava nas maquininhas , nas bancas de DVD , e que passavam nos canais de videoclipe , até que em meados de 2003 para 2004 eu conheci um amigo chamado Mosca ( aliás mosca com K e mudo então MOSK ) , o cara tinha um programa numa rádio comunitária do meu municipio e entre um esbarrão e outro pelas ruas a gente trocava uma idéia , comecei a ouvir o programa dele , e conhecer um outro lado do Rap , digamos que seja o lado B do Hiphop , o lado underground( rua de baixo ) , onde os artistas fazem suas letras , músicas , rimas , batidas sem se preocupar em encher o bolso , ostentar platina nos dentes , e mostrar bundas de mulheres ( não que eu não goste ) , mas a música de verdade não precisa disso , fala por si só .
Ouvindo o programa que ia ao ar duas vezes por semana , comecei a participar , lembro que minha primeira participação no programa foi depois do Hutuz 2002 em que tinha ido ao show dos Racionais Mcs , onde eles lançaram o disco '' NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO DIA '' .
Liguei para a rádio para falar com o cara como foi o show e ele me coloca ao vivo através do telefone , daí em diante comecei a frequentar o estúdio da rádio , participar do programa , levar informações que eu buscava já nessa epóca através da internet , e depois de um tempo já fazia toda locução do programa , foi assim de 2003 até 2007 , quando as coisas ficaram dificéis na rádio .
O Mosk teve que se adiantar para procurar um trampo mais sério , como a rádio sobrevivia praticamente de doações , eles pagavam à ele quando dava e o que dava , eu participava mesmo era como colaborador , e era feliz com aquilo , fizemos programas memoravéis .



Hoje não temos mais este espaço e uma lacuna grande ficou , por que páramos no meio de caminho , tinhamos vários projetos para colocar em prática e ficou tudo lá atrás .
Mas o HipHop continuou batendo forte nos nossos ouvidos , através de tudo isso que eu falei aí , hoje eu tenho uma concepção muito grande no HipHop , reconhecendo quem tá aí de verdade até hoje lutando e resistindo , quem tá só de bob , quem tá só pra fazer 1 din , e quem tá só tirando uma com a cara dos outros , como disse o Black Alien : o cara vem aqui ganha nosso dinheiro , fica rindo da nossa cara , come menor de idade e a gente fica lá no show com a mão pra cima igual um monte de macaco : HEI HO , HEI HO , HEI HO ...HEI HO é o caralho irmão !!!



É isso aí , mas apesar dos pesares hoje celebramos 35 anos de luta e resistência por uma cultura que assim como o samba e o funk agrega outros gêneros , e hoje acontecerá no centro do RJ daqui à pouco a partir do meio dia a MARCHA DO HIPHOP com concentração na Candelária e passeata atá o Largo da Carioca , com artistas , produtores , ativistas sociais e você , participe .

Um Salve aos verdadeiros

TAMUJUNTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário