quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SOCIEDADE E POLITICA ...







O espancamento sofrido pelo vigia Januário Alves de Santana, no último dia 22 de agosto, no estacionamento do supermercado Carrefour, em Osasco (SP), assim como o assassinato do dentista Flávio Ferreira Sant´Ana, de 28 anos em fevereiro de 2004 e muitos outros casos que não são registrados e não chegam a grande midia e ao conhecimento da população, só comprova a urgência em se discutir e combater aquilo que o Movimento Negro brasileiro vem apontando a anos, a "Violência Racial Brasileira". Em algumas regiões e faixas etárias, o índice de homícidio da população negra chega a ser nove vezes maior do que o constatado na população branca, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

Para debater este assunto, o Geledés Instituto da Mulher Negra/Programa SOS Racismo e Global Rights Partners for Justice/Programa América Latina, organizam o seminário Violência Racial, que ocorrerá na próxima quarta-feira (9), no Hotel Boulevard São Luiz, seguido de debate na Câmara Municipal de São Paulo.

O evento contará com a participação de artistas como o rapper Mano Brown, dos Racionais, e do vereador e cantor Netinho de Paula (PC do B-SP), além de ativistas e pesquisadores como Sueli Carneiro (SP), Vilma Reis (BA), Hamilton Borges (BA), Ignácio Cano (RJ), Lúcia Xavier (RJ), Thais Zimbwe (RJ), Panikinho (SP), Gevanilda Santos (SP), Juarez Xavier(SP) e Edson Cardoso (DF). O seminário se propõe a discutir o perfil racial das mortes violentas no Brasil, fato que está silenciado nas reflexões e discussões sobre o tema.

"O Hip-Hop demonstra uma postura definida de não compacuar com o acordo de silêncio, a qual a sociedade brasileira submete a população negra cotidianamente", diz Sueli Carneiro (Caros Amigos 2000). “Queremos chamar a atenção da sociedade brasileira, de autoridades públicas, formadores de opinião e da comunidade internacional para o número alarmente de negros mortos vítimas de homicídios, cujos dados revelam a prática de genocídio”, destaca Rodnei da Silva, coordenador do programa SOS Racismo de Geledés. De acordo com ele, o evento pretende ainda fomentar ações de enfrentamento ao racismo que contribuam para a promoção do direito à vida da população negra brasileira.

Seminário Violência Racial
Data: 9 de setembro de 2009
Locais: Hotel Boulevard São Luiz (Rua São Luis, 234 – República, das 9h às 17h) e Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, às 19h).‏

Mais informações:
Andreia e Cleber (Geledés Instituto da Mulher Negra)
Telefone: (11) 3333.3444

Nenhum comentário:

Postar um comentário