segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ELES VOLTARAM PARA O MUNDO ACABAR : A VOLTA DO RAPPA !

Bem como alguns estavam esperando segue a resenha sobre os shows que o Rappa fez em sua volta este fim de semana na Marina da Glória no Rio .
É uma ação conjunta entre eu ( Romildo Xavier ) e Pedro Bastos , um amigo que sempre colabora para o Blog , e em mais um momento importante , ele não poderia deixar de participar dessa parada , vamos que vamos .
Ele me mandou o email com o texto dele todo pronto já , então em cima do que ele falou coloco minhas considerações também .

A VOLTA DO RAPPA


Por Pedro Bastos :

Tenho que começar esse texto com um "HAHAHAHA, que bobinho você Pedro."
Já vou explicar o motivo de iniciar um texto com uma gargalhada.
Eu pensei, achei, me decidi, determinei e até postei que não falaria
absolutamente nada sobre os 2 primeiros shows, antes que visse os
4 shows(pra quem não sabe sexta vou pra SP curtir os 2 shows de lá também).

Bem, a risada de cima, foi pq me enganei.

Depois de 3 dias de Rock in Rio, de assistir a legenda Stevie Wonder
digamos que pensei em não falar nada, justamente pra não cometer injustiça.
Depois dele, qualquer show se torna "apenas um show", se é possível vcs me entenderem.
Nesse resumo, vou explicar o pq eu mudei de idéia, e tentar ser o
mais simples possível nessa analise.
Pra quem não sabe, temos um canal do Malhando o Judas no facebook
clicando aqui você confere , onde falaremos em podcast oficialmente sobre
a volta oficial, será gravado na semana seguinte aos shows de
SP, e tem como previsão de lançamento para 06/11.
Portanto, pra quem ainda não o fez, curtam o canal e
receba as atualizações da parada .

Eu decidi escrever sobre o show, na ultima musica do retorno.

Rodo Cotidiano.

Pedro, é a sua musica preferida Rodo Cotidiano?
Não. Porque escrever na ultima e na que nem é a sua preferida?
À partir da linha de baixo vc vai entender.
No último show do Rappa no Rio de Janeiro, dia 05/12/2009 no meio de
Rodo Cotidiano, Falcão falou algumas coisas :



14 dias depois lá estava eu, em SP, Show em Carapicuíba.
Sem duvida, o momento mais triste pra todos nós.
Fanrappa reunido éramos uns 50, 60, vai saber...
E no meio do mesmo Rodo Cotidiano, o vocalista do Rappa, discursou
por quase 10 minutos, que infelizmente não tenho vídeo, áudio, nem nada.
Tudo é memória. Uma memória dura, mas verdadeira.

Jamais o tinha visto daquela forma. Falando sério, objetivo, ele falou da
carreira, dos amigos, das diferenças, dos anos na estrada, das dores, dos sacrifícios, privilégios e tudo que a carreira os tinha proporcionado.
Quem estava lá, teve a mesma certeza que eu.
O rosto consternado dos amigos, o choro copioso das pessoas
na grade, gente abraçada, de olhos fechados, sim, ali era o fim.
Estava acabando depois de muitos anos, uma das bandas mais
importantes brasileiras do cenário.
O Fim daquele show foi um velório absoluto.
7 dias depois, eu estava de volta em SP, Mais precisamente em
Bertioga, para aproveitar o ultimo show que a aquela banda,
que arrasta multidões me poderia proporcionar.




664 dias depois, no meio de Rodo Cotidiano na Marina da Glória, Falcão
agora com tom de alegria, falava da pausa, dos planos, das diferenças, brigas, união, expectativas e mostrava uma vontade que não via há muito tempo.
Fechei os olhos e pude sentir toda aquela energia, que há 2 anos antes
tinha sido de derrota, agora era de renovação.
Sozinho, abri um sorriso, e pensei, "meus amigos precisam ler algo... vou escrever!".
Postei isso no face, e o parceiro Romildo Xavier
( e que no face substitui o Xavier por Tamujuntu ) mais uma vez, me ofereceu esse espaço tão bacana pra eu me expressar , (olha que eu falo pra caralho hein! hahaha).
Durante a semana, eu estava tranqüilo até demais , tinha a certeza que O Rappa precisaria fazer muito para me agradar.
Quem me conhece, já me viu meter o malho em algumas coisas, que geralmente a maioria não fala. Portanto, agradar a mala que vos falar é uma tarefa um pouco complicada às vezes. kkkk
Escolher a Marina foi uma decisão arriscada. A volta do Rappa em um local consideravelmente caro, poderia afastar o fã do Rappa do show, e ser ocupado
o seu espaço por baladeiros, menininhas de salto que agem como
se tivessem indo pra uma formatura...
Mas lá estavam, a média de 13 mil pessoas, abarrotando as 3 divisões de local do gigante espaço montado para os shows no estacionamento da Marina da Gloria.
Agora a pergunta que não quer calar... CAMAROTE LÁ NA PUTA QUE O PARIU ? Para Quê? Pareceu idéia de português hein? Não dava pra enfiar ali do lado não?
Em um desses comentários sobre os shows do Loucomotivos na copa do mundo, falei que a Marina era o metro quadrado mais bonito q já tinha ido. É. no show do Rappa deu uma caída de nível. HAHAHAHA
Não tenho como detalhar os 2 shows individualmente. E como o editor do Blog foi no sábado, deixo a maioria das considerações do sábado pra ele, ok?






Falemos então da sexta...
Como uma banda pode fazer para resgatar sua identidade em um
primeiro show depois de acabar/voltar?

Durante a semana, postei no Twitter :
"Aí mulambos. dizer uma parada. parece q mais tarde vai rolar "Lado B Lado A" versão porradeira hein. Pra abrir a roda e matar a saudade!"
Tudo bem, tudo bem. era um blefe! hahaha, e mais inacreditável que acertei na mosca!
As 2:00, aparecia no telão um vídeo com trechos dos prêmios ganhos pelo Rappa no VMB, e declaração dos integrantes sobre férias, volta, e expectativas.
Durante a semana li sobre a instalação de poderoso equipamento de som nos extremos do espaço. E quando as luzes se apagaram, pude presenciar um momento assustador.
A guitarra do Xandão fez um barulho ensurdecedor, como uma das intros mais barulhentas que já vi na vida, LADO B LADO A versão Porradeira(que não era tocada desde o 1º semestre de 2008) trouxe de volta a tal banda, renovada, sorridente e com uma expressão que representava com gestos o termo "volta".
Os ensaios pra volta trouxe surpresas agradáveis.
Como os novos arranjos para MEU MUNDO É O BARRO, HÓSTIA, HOMEM AMARELO E MONSTRO INVISIVEL que vieram na seqüência de abertura.
FININHO DA VIDA ensaiadinha, não lembrou em nada a improvisada versão que ouvi no show de Bertioga em 2009.
Como o Rappa poderia agradar fãs mais críticos? Tocando musicas
antigas, sucessos que não são tocados há muito tempo.



Bola dentro!

PAPO DE SURDO E MUDO foi uma das maiores surpresas da noite. Se não me falha a memória, não é tocada desde o fim do acústico(2007). Além de ser uma das minhas músicas preferidas. Ali eles já tinham superado a minha desconfiança.
BRIXTON BRONX BAIXADA em capela foi à porta de boas vindas para
TRIBUNAL DE RUA, com direito a efeitos de sirene nos telões e nas caixas
de som gigantes que povoavam a Marina.
SUPLICA CEARENSE E DOCUMENTO em versões com mudanças bacanas
das ultima versões tocadas.
Todo fã de O SALTO, fica sempre com o gostinho de quero mais a ouvi-la ao vivo desde 2003. A intro com O SALTO 2 estava de volta, me fazendo vibrar. Faltou o "BLA BLA/ PÁ PÁ” da época antiga. Quem disse que alguém se importou? Versão porradeira, duvido que algum dos 12 mil presentes não tenha adorado.
O QUE SOBROU DO CEU, E um show do camarada Cleber Senna. Impossível não pensar que essa musica foi feita para ele tocá-lo. Bate com força, com raiva, espanca a bateria enche os olhos desse Mané aqui. Mas não vou encher muito a bola dele não, pq se não ele fica mais metido do que já é! kkkkk
CRISTO E OXALÁ! Meus pensamentos se dividiram pra SP e CTBA, onde 2 fãs absolutas dessa musica, não podiam acompanhar aquele momento.
Não era tocada desde o acústico. Outra bola dentro.
SETE VEZES, é uma das minhas letras favoritas, quem estava lá, me viu chorar ao ouvi-la os 3 dias do Canecão, e apesar da maioria me achar um chorão, foi uma musica importante em um momento bem difícil.
MEU SANTO TÁ CANSADO, um pouco mudada, mas continua sendo uma
das que não abro mão de ver ao vivo em qualquer show.
VAPOR BARATO. Bem, eu não gosto dela. Deve ser pq já a ouvi ao vivo umas 100 vezes? OK, ela é importante? foda-se. Por mim não tocaria nunca mais. hahaha
MAR DE GENTE e sua letra de energia positiva ao extremo e REZA VELA, que é responsável pela abertura de 90% das primeiras rodas de show do RAPPA que já fui. Patrimônio histórico dos caras. Que saudade do Silêncio... FORAM DEMAIS!

Os fanrappas vão à loucura né? hahaha
Ai hora de surpresa...
É montado um pequeno palco a frente do palco principal.
Bateria, guitarra, baixo.
O RAPPA das origens, só os 4(lobato na bateria, xandão, falcão e Lauro).
PESCADOR DE ILUSOES meio acústico chocava os fãs não acostumados em ve-los tocar em espaço tão reduzido.
Ainda no mini palco, a banda recebe o maior produtor musical do Brasil, e um dos maiores músicos que esse pais tem em atividade. Liminha, responsável pela banda gravar a versão de Hey Joe.
Fazem versão de solo afinado, com 3 guitarras. bem bacana tb.
A MINHA ALMA, que eu também não agüento mais ouvir ao vivo, mas aturo pela importância que tem. O RAPPA não seria nada sem Minha alma.
Não vou falar mal! hahaha
ME DEIXA? HAHAHAHA abrimos roda em qualquer lugar do mundo! Tá pra aparecer musica que contagia mais a galera do que essa ai. ESPETACULAR!
Mais uma surpresa... BITERUSSO E CHAMPAGNE, eu juro que tentei gravar, mas as caixas de som sopravam um volume tão absurdo, que minha humilde digital não pode suportar. rs! Mas foi maravilhoso voltar a ouvi-la! Demais! Que a toquem pra sempre! ^^
RODO COTIDIANO fechou o show. E eu já falei dela lá em cima! Lembram?


A rapaziada do Fanrappa de todo Brasil e de boné branco o Pedro fazendo careta



Meninas : Cris Borges , Marcella Maria , Renata Santana , Denise ...


R10 entrou no palco e mandou um Ragga ...





Um dos momentos mais legais do show , esses dois abraçados ...



O Show acaba. Todos ficam parados, embasbacados, com a atuação impecável, empolgante e bem segura que O RAPPA tinha acabado de nos proporcionar.
Ver o Falcão dançante, o Xandão interessado e vibrante junto com o resto da banda mantendo o mesmo nível, foi, digamos que uma surpresa.
A volta do RAPPA poderia significar apenas uma volta. Seja ela por motivos financeiros, ou profissionais. Eles poderiam estar ali, pq tem que pagar um cd em contrato com a Warner, pq o bolso de alguns membros estava ficando vazio, mas não...
Estão unidos, vibrantes, empolgados, e principalmente interessados. Em fazer som, em recuperar o tempo perdido. E isso é visível em suas expressões. E pra quem duvidava(Eu sou um deles), ver Xandão e Falcão abraçados sem fingimento e hipocrisia foi uma das melhores sensações que os rappeiros poderiam ter.
Ali estava de volta a banda que arrasta multidões, que faz os coitados dos meus amigos se deslocar por ai, gastar dinheiro que se tem e não tem para curtir, ver os amigos.
Na sexta uns 30, no sábado uns 70 fanrappas malucos e fora os amigos que não são, se uniram e tenho certeza que todos saíram satisfeitos com o que presenciaram.

No sábado, alem de tudo isso que tá acima, rolou uma Capela de MARIA,
mini capela e final acelerado de TUMULTO(que eu acredito que vá entrar na turnê de volta em breve) , ATENÇÃO PAULISTAS, QUEM SABE SEXTA OU SABADO A
TENHAMOS DE MANEIRA TOTAL .
Alem disso, tempo para LINHA VERMELHA, e um final eletrizante de ILE AYE, onde junto com o pessoal do BOR pude entrar numa das maiores rodas que já vi nesses anos de estrada. A – D – O – R – O – !
Sábado tava mais cheio, a sensação de ter mais gente, entendem? Tipo uns 15 mil!
Falcão falou no meio do show, que apesar do show extra(antes? falarei disso no próximo malhando o Judas), todos sabiam que a verdadeira volta era no sábado!
O Som estava bem ruim no sábado, pra quem estava muito atrás, dos lados, imagino que tenha sido complicado de ouvir o show. Uma pena.
Uns 80 amigos reunidos, muita energia boa. Teve até o Ronaldinho Gaucho bêbado. hahahhaha
ÔÔÕ O RAPPA VOLTOUUUU! Foi o que foi entoado ontem na Marina. Quer expressão mais clara do que essa?
Pra quem curtiu 1, ou os 2, ficou o gosto da água na boca.
Pra quem não curtiu, ao ver os vídeos que postei, e o setlist em tempo real no face do show de sexta deve estar louco pra curtir.
Eu ainda tenho mais 2 pra ver, mas isso eu só falo mais tarde!

Ahhh, outra coisa boa da volta "ORAPPAJATAVINDOAI" acabouuuu! hahahhahaahah NÃO AGUENTAVA MAIS ESSA MERDA! KKKKKKKKKKKKKK

Um abraço a todos, fanrappas, não fanrappas, amigos, conhecidos, próximos, distantes, pela companhia nesses 2 dias que ficarão na nossa história!

Té mais!

Por Romildo Tamujuntu :

O Pedro falou quase tudo no texto dele , já li e reli umas 5 vezes , quase que deixo só o dele aqui ,mas devo fazer umas observações bem pessoais .

Tudo começa lá em 95 acho quando era um mulecão , nem gostava muito
de escola , matava aula no fliperama e ouvia funk , muito funk mesmo ,
daquela epóca do porradeiro .

Então as vezes tentava dar uma diferenciada no rádio e colocava em 102,9 Fm , era a Cidade que ainda não era Rock , tocava uns sons bem legais e o que me chamou muito a atenção naquela epóca era a canção Vapor Barato desta banda .
Sempre que estava zapeando as fms parava na Cidade e tinha quase que uma hora certa em que o som tocava isso em 95 , mais tarde vi uma aparição deles no extinto programa e ótimo H da Band , o Huck ainda tinha um nariz maior e tudo , e era aquelas temporadas de verão na Praia da Barra e tudo .
Então ele chamou ao palco , os músicos ele falava os nomes de todos os integrantes e tal , eu fiquei na frente da TV prestando atenção e pensei ... eu gosto dessa porra ai !
Show na epóca era muito dificil , eu nem saia ainda , aqui na aréa sempre teve só funk e pagode , a grana também não ajudava , internet nem imaginava o que era isso , então era impossivel saber as noticias da banda .
Mas um amigo meu que morava no mesmo bairro , era meio tipo aquele cara que compra o tênis mais pica no natal e o bairro todo comenta sabe ? que seu pai tinha carro , na casa dele tinha videocassete e telefone então ele comprava muitos cds , e originais , lá em casa ainda nem tinha rádio de cd , primeiro eu vi ele com o cd Usuário do Planet , uns dias depois ele veio com um novo cd e a mulecada ficava lá na porta da casa dele conversando e tal e ele aproveitava para colocar os cds dele , e todo mundo ficava perguntando que música de doido é essa cara ?
Ele falou peraí que eu vou trocar o cd ... Ele tinha comprado O Rappa Mundi ...
Botou o som mais alto e soltou Ilê Ayê, eu falei caralho é aqueles caras que eu vi no H.
Um tempo depois meu irmão mais velho comprou com uma rescisão trabalhista um aparelho de rádio que tinha cd , e ele chegou lá em casa com o rádio e mais 2 cds originais , do Mamonas e outro do Molejo , putz !

Fui pegando uma amizade com o maluco , que era bem nojentinho , cabelinho de gel , sempre perfumadinho , parei de ganhar ele no Street Fighter , e um dia falei : me empresta aquele cd lá do tal de Rappa mané ? Pega-lá !
Peguei o cd , e eu só não sei como não comi ele , por quê eu enchia a porra do saco da vizinhança , minha mãe ia trabalhar e eu ficava em casa sozinho , até a hora do almoço , eu acordava e colocava o som no talo , e olha que era maior sonzão pra
epóca , ia duas ruas depois o barulho .

Então passaram-se alguns anos eu entreguei o cd do cara , comprei um pirata , e em 1999 eles lançaram o Lado B Lado A .
Só comprei no ano seguinte , quando enfim né já trampava , já tinha 1 diskman , já tirava uma marra e tal , tava conhecendo a dona maria também , então a gente namorava no portão e eu ia
todo sinistrão né e ficava lá tipo assim , ai : Sou diferentão ai , gosto dessas músicas ai !
Mas a parada começou a ter um âmbito mais sério , pois fui entrando na maioridade ouvindo as músicas , e sentia que tudo aquilo tinha um por
quê , que eu não sabia qual , mais tinha .

Veio o momento do primeiro encontro com os caras em setembro de 2000 .
Numa festa agropecuária de Belford Roxo , fui sozinho .
E os assisti pela 1ª vez , ainda com Yuka na batera , eu fiquei meio que na lateral ali , só parado , sozinho , só bebia refrigerante , nem tinha costume de sair assim .
Depois daquele show até hoje , foram pouco mais de uns 40 shows deles , mais o deste sábado foi muito diferente , foi muito mágico , surreal , parecia q
ue eu tinha voltado no tempo .


Então chega de nostalgia e vamos falar de sábado :


Fui com uma galera que saiu daqui da aréa , alguns a grande
maioria nunca nem tinha ido à um show deles .


Chegamos bem , do lado de fora já tudo entupido , e quando falaram
Marina da Glória que vai ser o show da volta , pensei nossa vai ter que botar uma temporada de um mês lá .

Pensei que seria na lona , onde rolou Loucomotivos na Copa , quando fui entrando e percebendo o tamanho da estrutura do evento , e tudo padronizado , pensei : caralho acho que hoje vai ser foda !

O Ponto de Equilibrio tocava algumas músicas , mais quem tava prestando atenção ? Eu aproveitei para me posicionar em um local legal , comprar cerveja e levar a dona maria no banheiro , por quê depois que o show começasse nem adianta .
Então na volta do banheiro com ela , o telão começa a mostrar algumas imagens , e o público fica louco , chego onde estava com os amigos e o show começa ...



Eu no meio ai , me sentindo mó tiozão , no rolé com a molecada mais nova , perguntavam tudo queriam saber tudo , tava me sentindo um guru



Tem gente que pra fazer média com a dona maria leva no cinema , na pizzaria , eu levo pro show do Rappa ... e ele me acompanha nessas minhas loucuras há 11 anos ...
Abaixo mais da galera que fechou no bonde





Dancei , pulei , cantei , cada música como não fazia desde a epóca do SQPE ... e aquele momento do palquinho foi foda ...


Meu amigo , meu brother , meu mano Fábio Guilherme trata de se escorar no meu ombro e diz :
PORRA CABEÇÃO TÁ PARECENDO AQUELA PRIMEIRA QUE A GENTE FOI NO RAPPA JUNTO LEMBRA ? QUANDO VOCÊ ME LEVOU E EU ERA PEQUENINHO ...
Porra a voz embolou na goela , e eu nem respondi também e ele nem percebeu como que eu tinha ficado ...
Eu não consigo falar de música - música que aconteceu no show por quê eu vibrei demais com essa volta dos caras , o legal é que durante esse tempo todo eu conheci muita gente bacana , que me dá maior satisfação de rever , e que nestes últimos dois anos de recesso dos caras tinha ficado mais dificil , mais o bom é que tudo voltou .
A galera vai curtir em SP , depois BH , e eu vou ficar daqui acompanhando tudo , esperando o próximo show no RJ que deve ser só em 2012 , já que os caras voltaram para o mundo acabar ,kkk !

Valeu a Pena !

Para mim foi mais ou menos isso ...





Ah! calma ai vamos as partes engraçadas da noite , esse figurão ai da foto com
o Jet é um amigão que conheci através de outros amigos por causa do
Rappa , o nome dele é Kaiodê .

Passamos a noite inteira tentando encontrá-lo no show , mais de
30 alertas no rádio e nada , e lá do lado de fora quando o show acaba
ele aparece entre os coqueiros do Aterro .

Feliz , nós abraçamos , nós falamos rápido e ele disse vamos entrar lá no camarim ?
Respondi que não , tinha que voltar com os amigos na van que fechamos e tal , e também estava morto .
A Mariana Calais que também estava com a gente voltou com ele , invadiram camarim , beberam , tiraram fotos , e vieram embora .
No centro do Rio já pela manhã cada um seguiu seu rumo , Mariana para a baixada e Kaiodê para zona oeste , certo ? errado!
O negão me entra na central do brasil de manhã não pergunta nada ,
senta no primeiro trem que vê e apaga ...

Acorda quase em Japeri ... longe pra caralho da zona oeste ... só o Kaiodê mesmo pra mim fazer gargalhar demais , quando lembro disso toda hora ...



Bem galera então é isso : alegria , união , amizade , carinho , felicidades e que dure por muito tempo tudo isso .
Pedro muito obrigada por se propor novamente a colaborar com o Blog

Créditos :

Texto : Pedro Bastos / Romildo Xavier
Imagens : Facebook / Flickr O Rappa / Câmera Tamujuntu
Twitter : @pedrohooligan
Email: rmdtamujuntu@gmail.com

Um comentário: